sexta-feira, maio 4

Etiqueta segundo O Sobrinho

Após anos e anos a aturar as javardices dos meus amigos mafiosos e não só decidi criar uma rúbrica acerca das regras de etiqueta de forma a melhorar os seus comportamentos.

Sentar à mesa

O convívio e a animação de um jantar dependem, em grande parte, da forma como os lugares na mesa são distribuídos.
Imagine que convida um grupo de pessoas para jantar e, durante o jantar que deveria ser animado, dois dos seus amigos que trabalham no mesmo ramo, já só falam dos respectivos empregos. Claro que não convém que isto aconteça.
Assim, vou apresentar alguns truques para que tenham um jantar animado e sem contratempos deste género.
O dono e a dona da casa devem presidir à refeição, ficando nas cabeceiras da mesa. Caso seja apenas uma pessoa a receber, o convidado principal deve ficar sentado no lado oposto da mesa.
Os lugares de honra são os que ficam à direita do anfitrião. Devem ser atribuídos por ordem de preferência, à pessoa mais importante, à que se convida pela primeira vez ou à pessoa mais velha.
Os restantes convidados devem sentar-se de forma a homens e mulheres ficarem alternados, tentando sempre que marido e mulher não fiquem lado a lado, a não ser que sejam casados recentemente ou seja uma ocasião familiar.
Se entre os convidados houver duas ou mais pessoas muito comunicativas, tente colocá-las em locais estratégicos da mesa, para que contribuam para a animação do jantar, evitando que fiquem todas juntas, acabando por concentrar toda a atenção.
Deve também tentar alternar as pessoas mais tímidas com as mais conversadoras, os mais jovens com os de mais idade e os que têm ocupações diferentes, para que os discursos não se centrem num só tema.
Tendo em atenção estes pormenores, e com alguma perícia na culinária, certamente que os seus jantares serão um sucesso.

Não percam a proxima...