terça-feira, maio 22

poderoso instrumento de calculo .



Ao contrário do que muitos pensam, as atividades com calculadora no ensino de cálculo, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos e suas estratégias em resolver problemas aritméticos. A crença de que essa ferramenta de cálculo inibe o raciocínio e abala o ensino dos algoritmos tem sido refutada, uma vez que estudos realizados por pesquisadores e especialistas em processos de aprendizagem da Matemática indicam que os alunos, quando libertos da parte enfadonha e "braçal" do cálculo, ativam outras habilidades, permanecendo atentos às relações entre os elementos envolvidos na resolução de problemas aritméticos.
Além disso, a calculadora é um instrumento que faz parte da realidade de uma parcela significativa da população, sendo considerada uma forte aliada em situações cotidianas que envolvam números maiores ou operações mais complexas. Calcular as despesas do mês de uma família, a multa do pagamento em atraso de uma conta ou o resultado exato de uma determinada operação que apresente muitas casas decimais são situações que, normalmente, podem ser resolvidas com a calculadora. Assim, a escola também deve se responsabilizar por levar o aluno à familiarização e à exploração desse recurso tecnológico, tão presente na sociedade moderna.
As atuais programações curriculares já apontam para a necessidade de se trabalhar com outras ferramentas de cálculo e não somente com a técnica escrita convencional e, com isso, a calculadora ganha destaque no cenário escolar.


peço desde ja desculpa pelo brasileiro mas tar a corrigir isto dava muito trabalho .

3 comentários:

The_Godfather disse...

"...especialistas em processos de aprendizagem da Matemática..." esta expressão está conotada para mim de um sentido muito abstracto e negativo visto que eu já há aproximadamente 2 anos que não sei o que isso é...

P.S. aproximadamente porque não disponho de calculadora para calcular o valor exacto

Girassol disse...

a calculadore é uma arma....

the_master _god disse...

quem vai para o mar tem que se apiar em terra!