quinta-feira, maio 24

Senhor Reitor vá lá faça alguma coisa!

Para todos os mafiosos que pensam em licenciar-se em engenharias na Covilhã, a máfia traz más noticias...

"Debaixo de chuva, três dezenas de estudantes, vestidos com capas negras, percorreram ontem o caminho entre o edifício das engenharias e a reitoria da Universidade da Beira Interior para assinalarem simbolicamente o funeral de seis licenciaturas daquele estabelecimento de ensino superior. Tratou-se de um cortejo de estudantes, promovido pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), em protesto contra a decisão do Ministério do Ensino Superior de não transformar os cursos de engenharias em mestrados integrados. Em silêncio e sem perturbação do trânsito, o cortejo levava à frente a carrinha da AAUBI transformada em carro funerário, onde seguia a urna, forrada a pano preto, uma cruz, em tom castanho claro, e a indicação das seis licenciaturas em risco: as engenharias Aeronáutica, Civil, Electromecânica, Mecânica, Química e Têxtil. À mesma hora a que o cortejo chegou à reitoria apareceu sorridente Manuel Santos Silva, reitor da UBI, gracejando até que “vinha no cortejo”. Convidou as três dezenas de alunos a subirem à Reitoria, mas os estudantes preferiram ficar à porta. E foi ali mesmo que lhe entregaram uma carta onde questionam a “ausência de estratégia” da UBI para as engenharias, identificadas desde o início de 2005 num estudo elaborado pelos professores João Matias e Tessaleno Devezas, realizado entre Dezembro de 2003 e Maio de 2004."

In Diário XXI







Um dia gostaria de me candidatar a presidente da ordem, espero que muitos mafiosos me deem o seu voto...




33 comentários:

Girassol disse...

o meu voto é certo

Anónimo disse...

Boa tarde.
Sinceramente não percebo a indignação demonstrada pelos "alunos" dessa "idónea" instituição carinhosamente apelidade de "Universidade".
Mas vamos proceder a uma análise semântica do nome da referida Universidade: "Universidade da Beira Interior". Comecemos pelo fim: Beira Interior. Como pode essa escola de maltrapilhos ser representativa da Beira Interior? É algo que não consigo compreender.
Depois, apelidá-la de Universidade..Por favor!É necessário termos um pouco de razoabilidade. Se considerarmos que para estarmos perante uma Universidade basta apenas juntar um conjunto de "professores" e um conjunto de supostos "alunos" numa fábrica então estamos mesmo muito mal e os nossos niveis de exigência muito baixos.
Estavam à espera que esses "cursos" se mantivessem? Vocês têm uma capacidade de sonho inigualável. Os meus parabéns.
Se não acontecesse agora aconteceria no futuro.
Universidade da Beira Interior já deu o que tinha a dar, ou seja, rigorosamente nada. É preferível que se tomem esse tipo de medidas em vez de andar a gastar estupidamente dinheiro aos contribuintes.
Tenho dito!
(PS: Não sou o anónimo do costume!)

The_Godfather disse...

Discordo totalmente Anonimo, mas se achas isso tudo bem.

Anónimo disse...

Mas para discordares tens que explicar as tuas razões.
Não basta discordar.

bOmberO disse...

uma coisa e certa anonimo, o curso de engenharia civil e considerado pela ordem como um dos melhores a nivel nacianol.
como e logico nao e possivel comparar com o tecnico nem com a faculdade de engenharias do porto.
mas reparemos numa coisa o polo de engenharias criado a cerca de 6 anos vai ficar com meia duzia de engenharias? quando a condiçoes para ai se formarem grandes engenheiros?
penso que retirar licenciaturas como civil ou mecanica e um erro, concordo consigo ao dizer que os niveis de exigencia sao fracos mas perante condiçoes exelentes a que investir sim nos alunos e nao mandalos para outro sitio qualquer.
em relaçao a universidade em a sua opiniao nao tem qualquer fundamento visto que a UBI para alem de ser uma instituiçao de renome e tambem um importante motor da cidade da covilha e toda a beira interior!

cumps mafiosos[[]]

Unknown disse...

conta com votos mafiosos padrinho!!

Anónimo disse...

bombero, aprecio o teu comentário.
Mas o que disseste não faz sentido, senão repara: "concordo consigo ao dizer que os niveis de exigencia sao fracos mas perante condiçoes exelentes a que investir sim nos alunos e nao mandalos para outro sitio qualquer."
As condições são boas, os alunos segundo o que dizes também. Quanto aos alunos, dúvido, www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?
codc=0233&code=0400 ,
quanto às condições, podem ser boas. Mas basta isso? Concordaste comigo em a exigência ser baixa, não seria preferivel subir o nível de exigência? Não me parece que baste haver boas condições para que o curso funcione..
De renome? Qual o critério para ser uma instituição de renome? A opinião que têm os locais? Para eles a Universidade local é sempre a melhor.

The_Godfather disse...

Ai tens as minhas razoes, faço minhas as palavras do bombero! se quiseres continuar este debate democraticamente identifica.te, sem qualquer tipo de problema=) a mafia faz uso da democracia, apesar do nome do blog não submeter para isso!

Anónimo disse...

Não vejo interesse em me identificar.
Posso colocar um nome, sempre pareceria melhor do que anónimo. Mas seria sempre um nome falso, por isso não o vou fazer.

bOmberO disse...

e so para nao haver confusoes com outros anonimos. nao custa nada;)

The_Godfather disse...

Já agora completando a ultima frase do post...gostaria de contar com o voto de muitos mafiosos, mas também de engenheiros ElectroTecnicos civis mecanicos electromecanicos quimicos de produção industrial, e todas as outras engenharias que existem, sejam eles novos velhos com bigode sem bigode andem eles montados em altos carros ou andem a pé saibam as principais disciplinas de engenharia ou nao (Matematica entre outras)

Diabo disse...

Por mim é-me indiferente. Iniciei-me hoje neste mundo. Aqui fica a minha "identidade".

bOmberO disse...

voltando ao topico.
talvez nao me tenha expressado bem, o que cria dizer e que realmente os niveis de exigencia sao muito fracos e por isso se devia pedir mais aos alunos e isso tem de partir da reitoria e acima de tudo dos professores.
em relaçao as condiçoes nao sei se ja teve a oportunidade de visitar o polo de engenharias que na minha opiniao e de muitos professores e alunos, sao exelentes.
Mais, se uma universidade onde o estado tanto tem investido nao e uma universidade de renome entao nao sei o que sera!e para alem disso e de referir que a ubi e uma das universidades mais antigas de portugal!
para alem disso esquecime de referir que a UBI nao e uma fabrica velha onde se dao aulas lembre-se que temos uma faculdade de medicina construida de raiz e todo o edificio pricipal da UBI e feito de raiz(so para informar)

cumps mafiosos[[]]

bOmberO disse...

parece que alguem leu os maias!:P

Diabo disse...

Meu caro bombero. Antes de mais deixe-me elogia-lo por ter conseguido expressar no seu nome muita da cultura covilhanense. A supressão do i faz-me lembrar frases como: "O me paie." (O meu pai.), entre outras.
Sim, conheço a UBI pois vivo na Covilhã.
Ora aí é que está e chegamos finalmente a um acordo. Mas expressou-se mal, o Estado não tem investido, tem enterrado dinheiro na Universidade para a tentar salvar. E tem aplicado (enterrado) esse dinheiro muito mal. Construi luxuosas instalações e não aplica dinheiro no que realmente interessa, que são os Professores.
Não se pense que eu sou Professor, sou sim aluno mas não desse "estabelecimento".
Mas retomando o raciocínio, a UBI tentou adaptar-se, acabou com alguns cursos, como Engenharias da Produção e afins e reestruturou outros. Mas parece que não funcionou.
Se os níveis são fracos não é por causa dos alunos, porque é óbvio que se há cursos com 150 e mais vagas vai entrar tudo e mais alguma coisa.
Fechem as vagas, melhorem o corpo docente, mas manter cursos que não têm viabilidade no mercado de trabalho não.

The_Godfather disse...

Nao basta ter condicoes? entao o que falta? se tem laboratorios, professores, instrumentos de trabalho, e todos os meios necessarios a que se formem alunos em engenharia o que falta?
O unico que falta e mesmo o nivel de exigencia, que deve partir dos professores porque numa engenharia podem entrar muitos 9.5, mas só saem aqueles que se esforçam para isso, quem vem pa andar na borga, nunca sairá!mas disso ha em todas as universidades.
Para finalizar devo sublinhar que a meu ver a UBI tem todas as condicoes para se tornar numa universidade ainda melhor em todas as areas!

The_Godfather disse...

Civil, electromecanica nao teem viabilidade no mercado de trabalho?

Quanto ao fecharem as vagas para melhorar os cursos concordo, o corpo docente penso que está ao nivel das outras universidades.

Diabo disse...

Podem entrar mas não deviam poder.
Claro que a exigência tem que partir dos Professores. Mas isso nunca esteve em causa..

Diabo disse...

godfather, não, não têm. Têm se o mercado aceitar qualquer um, o que nao sei se nesses casos acontece. Mas se colocares um engenheiro civil licenciado com 20 na UBI ao lado de um engenheiro civil licenciado com 15 no IST, quem vai ser aceite é o do IST sem sombra de dúvidas.
Mas as pessoas continuam a achas que TODOS têm que ter um curso superior, seja ele qual for, só importa ser Doutor, Engenheiro ou Arquitecto.
Não, não está. Se estivesse nao havia diferença entre IST, FEUP, UBI, etc. Tem que haver diferença. Se nao esta nas condições, se pelos vistos não está nos alunos, em alguém tem que estar.

Diabo disse...

Está encerrado o debate.
Como se previa Diabo com os seus irrefutáveis argumentos saiu vitorioso.
Um brilhante futuro espera Diabo.

The_Godfather disse...

ãh??
so porque ainda n respondi?
meu caro a minha vida não é so a mafia solverdiana, senão n teria a ambição de um dia vir a ser engenheiro civil:P

Acho essa atitude presunçosa da tua parte mas pronto...cristianos ronaldos ha muitos, a fazer tão bem o seu papel é que ha poucos!

Ninguem disse que um licenciado no na UBI ou no tecnico é a mesma coisa, o que quero dizer é que a UBI tem condições para formar alunos tão bons ou melhores que o técnico e uma questão de exigencia, ou melhor, de boa formação como o técnico faz. e para isso não passa obrigatoriamente pela reformulação ou substituição do corpo docente, mas sim pela mudança das orientações que são dadas ao corpo docente!

bOmberO disse...

o meu nome "bombero" nada tem haver com a cultura local acredite.
voltando ao tema, esclareçame como e que se investe nos professores? computadores para cada um? um carrinho para ir para o trabalho? nao sei mas talvez muitos o desejacem.
concordo prefeitamente com o fecho de algumas licenciaturas. realmente nao precebo como e que Textil ainda esteja aberto com meia duzia de alunos e alem disso e um curso digamos que completamente fora de todo o universo de trabalho.
referindome novamente as condiçoes repare que nao se esta a "enterrar" dinheiro ou pensa que quando for a um hospital e for atendido por um doutor que provavelmente lhe salvou a vida e ele lhe disser que estudou na covilha voce certamente nao dirá que naquele senhor de bata se enterrou dinheiro.
novamente vou ter concordar quando se refere ao numero de vagas existentes. na minha opiniao uma boa atitude em relaçao aos niveis de exigencia e baixar o numero de vagas para uma seleçao dos melhores para podermos ter os melhores licenciados.

cumps mafiosos[[]]

bOmberO disse...

porra um gajo nao pode jantar e acaba logo o debate?

Diabo disse...

Esclareço com certeza. Outros Professores. Professores que não sejam convidades por amizade mas por mérito. Não é preciso um carro ou computador.
Mas eu não me referi a Medicina. Referi-me ao artigo que apenas menciona as Engenharias.

Diabo disse...

Pronco. Chegamos a um consenso.
Novos Professores, novas instruções aos Professores, baixar as vagas, enfim, limpeza geral, uma revolução.

The_Godfather disse...

Mas isso funciona assim em todo o lado, não é um problema exclusivo da UBI, até no técnico, um professor que seja "incoveniente" à reitoria não fica la muito tempo por mais competente, catedrático, e sabedor que seja.

Eu conheço alguns professores da UBI, e outros ex-professores da UBI dos quais dois agora me leccionam, eu considero.os sabedores e competentes.
claro que a pequena amostra que conheço pode não ser generalizavel, mas há bons professores na UBI disso não duvido, e também não duvido que haja maus professores no técnico, na faculdade de engenharias do porto, no politécnico da vila da rabona, na catolica, na independente, na nova etc etc

Diabo disse...

the_godfather, és aluno de Engenharia Civil na UBI?

The_Godfather disse...

Revolução nao diria, mas algumas mudanças sim! Mas penso que se deveria começar por revolucionar o ministério do ensino superior e já agora também o ministerio da educação!

bOmberO disse...

mas sera que nessa tal limpeza e preciso acabar com licenciaturas com civil? que dizer ainda a uma semana a tras aderimos a bolonha e agora acabamos com os cursos algo incoerente? nao?

grazivakak disse...

aki so dao aulas os amgs do reitor!!
k n valem nadinha!!
a UBI e um gand taxo ond mts s alimentao...
os amgs do reitor...

Diabo disse...

Meus amigos. Continuamos esta discussão amanhã. Um abraço!

mafiozins_playmate disse...

CIVIL EQ E BARIL! xD

[[*]] mafiosos

Anónimo disse...

Vim aqui ver este blog por acaso e deparei-me com este post...
Bom, em primeiro lugar quero dizer que sou de Engenharia Civil formada na UBI e uma coisa tenho a dizer: Candidatei-me a uma empresa bem conhecida a nível nacional ( não me interessa aqui dizer o nome da empresa, pois não tem nada a ver com a discussão em questão e por mera discrição) e pelo que soube, houveram algumas pessoas do IST que se candidataram ao mesmo tempo que eu para o mesmo emprego. Eu entrei para a empresa como engenheira civil e a pessoa do IST não.
Então, o que é que me têm a dizer sobre isto??
E não me venham dizer que foi cunha, porque não tem nada a ver! Felizmente ou infelizmente não tenho conhecimentos que me sejam úteis a esse nível!
O facto de se formarem no IST não são mais do que os outros, são como qualquer aluno do nosso país!
Amiguinhos, não julguem que são os maiores, pois quanto maior o escadote e quanto mais sobem, maior pode ser a queda!
Se pensam que o nível de exigência é pouco no nosso curso, deviam vir uns dias assistir às nossas aulas e fazer os nossos trabalhos e testes para assim poderem avaliar com melhor precisão.
A pessoa que se identifica como Diabo apenas pode ter algum problema em relação à UBI!
Quem sabe se até foi a pessoa que se candidatou a par de mim ao emprego.....
Sara